Alunos da Escola Municipal José Eustáquio Borges participam de Projeto Agroecopedagógico na produção de queijo

Durante a produção eles são motivados a conhecerem, na prática, um pouco sobre cada disciplina;

Na semana passada, os alunos da Escola Municipal José Eustáquio Borges, acompanhado pelo Extensionista Agropecuário da Emater de Japaraíba, Carlos Henrique Ribeiro Amorim, participaram do Projeto Agroecopedagógico na produção de queijo na cidade de Arcos. Essa ação faz parte do Projeto ARUS (Arca da Aliança Rural e Urbana Sustentável), que consiste em várias etapas. A primeira delas foi a produção de queijo Minas artesanal – “Queijo Agroecopedagógico” – feito a partir de leite cru, logo após a ordenha.

O projeto foi criado pelo engenheiro agrônomo Zenaido Fonseca, extensionista da Emater/MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) em Arcos. É desenvolvido por ele, pelo extensionista Irani Muniz Leão e pelas funcionárias do setor administrativo, Ângela Oliveira e Luciana Silva. A proposta também está inserida no Grupo de Ação Ambiental Guaxinim.

Mais do que ensinar a produzir queijo, o projeto desenvolve a transdisciplinaridade no contexto rural, despertando nos alunos o interesse por várias áreas do conhecimento, a exemplo de química, matemática, história, sociologia, geografia, biologia, economia e língua portuguesa. Zenaido explica: “Eles vão ver essas disciplinas, na propriedade rural, associando-as com a realidade. Este é o ponto chave: correlacionar a teoria recebida, com a produção de queijo, onde eles vão aprender, por exemplo, sobre a porcentagem de coalho para colocar no leite e transformações químicas”, explica. Os alunos também visitam e acompanham a produção do leite na fazenda, assim como outros setores da produção agropecuária.

As aulas teóricas e práticas sobre a produção de queijo foram ministradas pelo extensionista Mosair José Pinto, da Emater em Bambuí, que é representante do Queijo Canastra. Ele ensina todas as etapas de produção, enfatizando a importância da higienização correta, e cada aluno produz um queijo.

Sobre o projeto ARUS –

O objetivo geral é promover o ser humano com práticas e uso sustentável dos recursos naturais. Os pilares do projeto são a cooperação, participação e geração de autonomia dos atores envolvidos, promovendo interação, conscientização e mudança de comportamento.
Alguns dos objetivos específicos do projeto são os seguintes: “Estimular, no meio rural e urbano, processos sustentáveis de produção e práticas de consumo consciente e sustentável; aproximar as pessoas, em especial as crianças, da compreensão dos processos de produção e sustentabilidade; investir nas crianças e nos jovens com educação ambiental prática; incentivar e promover estudos, pesquisas e extensão universitária sobre juventude rural e meio ambiente; valorizar, disseminar e preservar saberes e conhecimentos dos povos e comunidade rurais; promover a formação do jovem para a sustentabilidade socioambiental.