Alunos do 2º ano da Escola Municipal São Simão iniciam projetos de leitura: Léo, o leãozinho que não queria ler... E histórias engaiolados

Os alunos do 2º ano da Escola Municipal São Simão iniciaram dois projetos de leitura: Léo, o leãozinho que não queria ler... E histórias engaiolados. Os dois tem o mesmo objetivo, que é despertar nos alunos o prazer da leitura.

O projeto Léo, o leãozinho que não queria ler é realizado diariamente, e partiu de uma necessidade de fazer com que os alunos se envolvam no mundo da leitura, que eles tomem gosto e percebam a importância da escrita e da leitura em tudo o que fazemos.

Os alunos escutam uma história e recebem em seguida um Leãozinho em uma caixa de presente com um caderno para registro da leitura. Esse registro é feito à mão, exclusivamente para o aluno que vai levar o leãozinho. Levarão o Leãozinho para casa e devem cuidar dele, também do livro e do caderno de registro, depois o aluno deverá fazer um breve reconto do livro que leu para a turma.

Já o projeto histórias engaiolados, todos os dias no início ou finalzinho da aula um aluno é sorteado para libertar uma história. Este aluno vai até a gaiola e liberta uma história, se posiciona na frente e faz a leitura para a turma.