Conheça mais sobre o TFD do nosso município!

TFD é o Tratamento Fora de Domicílio. Ele foi instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), e é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.

Assim, o TFD consiste em um auxílio na marcação de consultas e exames encaminhados por ordem médica às unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.

A responsável pelo setor em nosso município é a servidora Matildes Fernandes. Todos as consultas e exames especializados é marcado por ela, como por exemplo: consultas, exames de imagens (raio x, ultrassom, ressonância, tomografias e cirurgias eletivas).

A Prefeitura também mantém um convênio com o CISVI – Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale de Itapecerica. Através do consorcio é possível realizar consultas e exames como: neurologista, otorrinolaringologista, cardiologista, oftalmologista, alguns ultrassons e várias outras especialidades, o que está ajudando a diminuir a demanda eletiva.

Relação anual de consultas e exames realizados no ano de 2017:

• Consultas especializadas BH: 149
• Consultas especializadas atendidas na região: 394