Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Japaraíba supera mais uma vez a meta projetada

Japaraíba alcançou em 2017 a nota 7.5 e superou a meta estabelecida pelo MEC, que era de 6.0. A meta projetada para 2022 é de 6.0.

Na última semana o Ministério da Educação- MEC- divulgou os resultados da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referente ao ano de 2017. Na avaliação das turmas de 4º serie/5º ano destacaram-se as Escolas Municipais “São Simão”, “José Eustáquio Borges” e “Paulo Jacinto de Mendonça” que obtiveram nota superior à meta.

De acordo com o MEC, "O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica. Essas duas dimensões, que refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, precisam ser aprimoradas para que o país alcance níveis educacionais compatíveis com seu potencial de desenvolvimento e para garantia do direito educacional expresso em nossa constituição federal".

O Secretário Municipal de Educação, Joaquim Jacinto Sobrinho parabeniza os profissionais pelo resultado observado no bom desempenho dos alunos, que se deve à atuação dos professores e toda equipe da Escola, ressaltando que o bom desempenho do sistema municipal de educação é resultado de um trabalho integrado onde o foco principal é em prol do desenvolvimento dos alunos, garantindo seu sucesso. “Mais uma vez se comprova que uma educação de qualidade se faz com o esforço de todo grupo, que se inicia no âmbito familiar, e junto com a equipe escolar busca atingir a meta com satisfação, chegar ao resultado planejado, educação de qualidade. Gostaria de parabenizar a todos os alunos e profissionais envolvidos, pelo nobre trabalho realizado”, finalizou.

Para a o prefeito Roberto Emilio Lopes, o resultado é um trabalho de uma equipe comprometida. “Estou muito orgulhoso, quero deixar meus agradecimentos a todos os profissionais das escolas, aos familiares e todos os alunos da nossa escola. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, destaca.