Japaraíba recebe 2ª Etapa de Castração de Cães e Gatos

Japaraíba recebe 2ª Etapa de Castração de Cães e Gatos

Unidade Móvel Veterinária “Castramóvel” estará no município na próxima semana. Interessados em castrar seu cão ou gato, deverão procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, Japaraíba irá receber a Unidade Móvel Veterinária “Castramóvel”, para a 2ª etapa de castração de cães e gatos. A ação tem como objetivo cumprir o disposto na Lei Estadual 21.970/2016 e Lei Federal 13.426/2017, que visa promover a proteção de cães e gatos, entre os quais: Educação Ambiental, Registro dos Animais e Castração, além do controle populacional de cães e gatos de forma a prevenir a proliferação de doenças oriundas desses animais.

A 1º Etapa foi concluída com sucesso. No total 74 castrações entre cães e gatos machos e fêmeas foram realizadas. Na próxima semana, a equipe estará novamente realizando os serviços nos horários de 7:00 ás 17:00 horas, sendo o atendimento no Poliesportivo.

Leve seu animal macho ou fêmea, a partir de 6 meses, e colabore com a castração dos animais de rua. É importante ressaltar que o animal deverá estar de jejum (comida e água) por 12 horas, antes da cirurgia.

O atendimento será mediante assinatura de termo de autorização e ainda, por ordem de chegada.

Castração:

A castração previne no caso dos machos o câncer de próstata e nas fêmeas o câncer de mama, além de evitar o crescimento populacional dos animais de rua. A castração é de graça e, antes de receber o procedimento, os cães e gatos passam por uma triagem para avaliar se o animal tem condições de fazer cirurgia. Os que forem reprovados são substituídos por outros que estão em uma fila de espera.

Cirurgia:

As cirurgias serão realizadas por médicos veterinários especializados que já estão realizando essas operações em diversos municípios em nossa região.

Leishmaniose:

A leishmaniose é uma doença extremamente contagiosa e é transmissível do cão para o homem. Este trabalho será importante por que hoje, aproximadamente 40% dos animais de rua tem o vírus, e se desenvolverem a doença e tiver contato com o homem, ele será contaminado. A ideia é eliminar a doença em nosso município e evitar outros tipos de doenças transmitidas por esses animais.

Endereço

R. Nossa Sra. do Rosário, 29 - Centro
Japaraíba/MG | CEP: 35580-000

Telefones

  • (37) 3354-1112
  • (37) 3354-1142
  • (37) 3354-1144

Horário de Atendimento

  • 12:00 às 18:00 horas