Japaraíba recebe Unidade Móvel Veterinária “Castramóvel” para castração de cães e gatos no início de março

Pré-inscrição para quem deseja ter seu animal castrado já está disponível na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nos dias 06 a 08 de março, nossa cidade irá receber a Unidade Móvel Veterinária “Castramóvel”, para a castração de cães e gatos. A ação tem como objetivo cumprir o disposto na Lei Estadual 21.970/2016 e Lei Federal 13.426/2017, que visa promover a proteção de cães e gatos, entre os quais: Educação Ambiental, Registro dos Animais e Castração, além do controle populacional de cães e gatos de forma a prevenir a proliferação de doenças oriundas desses animais.

O último censo realizado em 2017 registrou no município um índice desproporcional ao ideal para nossa cidade, sendo contabilizado mais de 1500 animais, entre cachorros e gatos, uma vez que o número ideal para o nosso município é de aproximadamente de 350 animais.

A Secretaria Municipal de Saúde preocupada e atenta com a saúde pública, decide intensificar esta ação de forma a diminuir a população de animais no município, evitando assim a proliferação de doenças transmissíveis como a Leishmaniose.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente entende que para a eficácia da campanha se faz necessário a conscientização da população para os problemas graves de saúde pública, de meio ambiente, lixo e trânsito.

Os interessados em castrar seus animais poderão procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada na Rua Nossa Senhora do Rosário, nº 40, telefone (037) 3354-1112, ramal 214 de segunda a sexta-feira nos horários de funcionamento.

As castrações ocorrerão nos dias 06 a 08 de março, 26 a 28 de abril e 25 a 28 de junho.

A meta é castrar no mínimo 223 cães e gatos por ano, para que isso aconteça contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Castração:

A castração previne no caso dos machos o câncer de próstata e nas fêmeas o câncer de mama, além de evitar o crescimento populacional dos animais de rua. A castração é de graça e, antes de receber o procedimento, os cães e gatos passam por uma triagem para avaliar se o animal tem condições de fazer cirurgia. Os que forem reprovados são substituídos por outros que estão em uma fila de espera.

Cirurgia:

As cirurgias serão realizadas por médicos veterinários especializados que já estão realizando essas operações em diversos municípios em nossa região.

Leishmaniose:

A leishmaniose é uma doença extremamente contagiosa e é transmissível do cão para o homem. Este trabalho será importante por que hoje, aproximadamente 40% dos animais de rua tem o vírus, e se desenvolverem a doença e tiver contato com o homem, ele será contaminado. A ideia é eliminar a doença em nosso município e evitar outros tipos de doenças transmitidas por esses animais.