Polícia Militar – Patrulha Rural e Prefeitura de Japaraíba firmam parceria para implantação do Projeto “Rede de Propriedade Rural Protegida”

A Prefeitura de Japaraíba em parceria com a 107ª CIA da Polícia Militar de Lagoa da Prata está implantando o Projeto “Rede de Propriedade Rural Protegida”. O objetivo deste projeto é criar uma rede protegida através de tecnologias por satélites, gerando eficiência e agilidade no atendimento aos produtores rurais, por meio da Polícia Militar.

Conheça um pouco mais sobre o projeto:

Com a finalidade de potencializar as ações estratégicas de aproximar os militares da Patrulha Rural e demais militares aos moradores e proprietários rurais, utilizando de inovações tecnológicas para aperfeiçoar e expandir os serviços e resultados alcançados no atendimento pelos militares, a 107ª CIA PM, desenvolveu um plano estratégico de emprego de pessoal com o fito de otimizar e maximizar a assistência à comunidade rural através do cadastro georreferenciado da propriedade.

Desta forma, uma vez que a zona territorial rural da sociedade expande-se cada vez mais, tornou-se necessário disponibilizar ao policial militar as ferramentas necessárias, de forma que, a guarnição policial solicitada seja capaz transitar na zona rural com toda segurança, conhecimento do local, mesmo sendo um policial recém-chegado na Unidade, a fim ter a possibilidade de resposta a todo tipo de solicitação, em toda a área da Unidade e em qualquer hora do dia ou da noite.

Considerando esta visão, todo o banco de dados será exportado em formato de arquivo que pode ser visualizado através de programas de mapas gratuitos como o “Google Earth”. Para esta aplicação, será criada a denominação “Gerenciamento de Propriedades Rurais”. Trata-se do “Google Earth” instalado no tablet nas viaturas, no computador do despachante da sala de operações e telefonista. Assim, recebida a solicitação, o policial identificará a propriedade através do Código da Propriedade Rural, podendo deslocar até o local sem a necessidade de colher informações específicas da propriedade, uma vez que esta informação foi obtida anteriormente na fase inicial do projeto, considerando-se a dificuldade do solicitante em passar informações em decorrências de ações mais graves.

Assim, o atendimento será proporcionado à sociedade com extrema rapidez e qualidade, uma vez que, a Patrulha Rural não tem apenas a missão de realizar cadastros e sim proporcionar o aumento da sensação de segurança à comunidade rural durante seus empenhos e visitas sociais e tranquilizadoras.

Fonte: 107ª da Polícia Militar de Lagoa da Prata