Prefeitura de Japaraíba inaugura Creche Dona Zizica no Capoeirão

Instituição vem atender um anseio antigo da comunidade, e certamente contribuirá de modo decisivo na estrutura da formação e na educação das crianças que por ali passarem, enfim um marco divisório entre passado, presente e futuro a ser construído paulatinamente com igualdade de direitos e deveres, oportunidades e acesso gratuito a informação, e aos serviços ofertados;

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer inaugurou na tarde de ontem (05), a Creche Municipal Dona Zizica, na comunidade do Capoeirão. Uma grande conquista para nós japaraibanos que foi entregue pelas mãos do nosso Prefeito Roberto Emílio, e que sem sombra de dúvidas irá proporcionar um ambiente tranquilo e seguro.

A unidade escolar tem capacidade para atendimento de aproximadamente 60 crianças de 06 meses a 3 anos e 11 meses e funcionará em tempo integral, atendendo todas as exigências didático-pedagógicas do MEC, além de cuidar da educação das crianças e oferecer cuidados com a saúde, alimentação, entre outros.

Estiveram presentes, o Prefeito Municipal Roberto Emilio Lopes, O Vice-prefeito Mardem de Oliveira Braga, os vereadores: Eliana Aparecida, Matildes Fernandes, Nilvan Teodoro, Geraldo Alexandre, Joaquim Nazareno e Sebastião Ribeiro Filho. Também participaram da solenidade os secretários municipais, diretores, supervisores, professores, coordenadores e demais funcionários da educação, além da Policia Militar, do Ex-prefeito José Antônio de Miranda e do nosso Pároco Pe Léo. A comunidade do Capoeirão, juntamente com seus filhos também prestigiaram o evento.

O Prefeito Municipal, Roberto Emilio Lopes comentou sobre a satisfação de realizar a entrega na comunidade. “Estou muito feliz em estar aqui entregando a toda comunidade do Capoeirão essa obra. Sem sombra de dúvidas entregar uma obra que irá levar mais tranquilidade para as mães que precisam trabalhar, e proporcionar um local seguro e tranquilo as nossas crianças é uma grande conquista para nossa administração. Acredito na qualidade da aprendizagem e zelo dos profissionais que aqui trabalharão, e que toda dedicação e carinhos serão determinantes para o processo escolar das crianças. Aos pais, deixo a mensagem de que vocês poderão trabalhar despreocupados enquanto seus filhos terão toda a atenção e dedicação da equipe, nesta estrutura fantástica e na qualidade da educação infantil que os pequenos receberão”, finalizou.

No final do seu pronunciamento, o prefeito anunciou o início da construção da ETE- Estação de Tratamento de Esgoto no Capoeirão. E em seguida, nosso Pároco Léo deu as bênçãos no local, fazendo uma oração e pedindo proteção para todos que ali passarem.

Homenagem a Dona Zizica

A nomenclatura da Creche Municipal “Dona Zizica”, é uma homenagem prestada a uma senhora filha da comunidade de Capoeirão que durante muitos anos prestou relevantes serviços em prol daquela gente, entre outros, participou de modo decisivo na construção de obras físicas e assistenciais, a dizer, Capela Nossa Senhora de Fátima, Escola Júlio Figueiredo dos Santos, movimentos religiosos e outros; catequista cuidava com enorme carinho e dedicação dos ensinamentos da religião para a formação das crianças, dentro de um padrão ético e de costumes morais, numa idoneidade que lhe era peculiar. Enfim, colocou sua vida a disposição no serviço do desenvolvimento e do bem comum, uma lutadora incansável que acreditava na força da educação, como mecanismo de transformação e melhoria de uma sociedade, e é com este espirito de transformar, que esperamos contribuir com esta instituição, na formação das crianças que por aqui passarem, com todo zelo e carinho que lhes é de direito.

Inscrições:

As inscrições vão até o dia 13 de julho, nos horários de 8:00 as 14:00 horas, de segunda a sexta-feira. Os pais/responsáveis deverão levar até a creche os seguintes documentos para efetivar a pré-matrícula: certidão de nascimento da criança, e documentos pessoais dos pais.

Proinfância

O Proinfância é um programa do governo federal criado para prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que assinaram o termo de adesão ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

Desde o lançamento do Proinfância, em 2007, até 2010, o programa firmou convênios com municípios para a construção de 2.528 creches e pré-escolas. Em 2011, o programa passou a integrar a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Assim, o programa poderá financiar 6.427 escolas de educação infantil distribuídas em municípios das cinco regiões, até 2014.

O objetivo proposto é universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 a 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Segundo dados do Censo Escolar 2010, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 6.756.698 crianças estão matriculadas na educação infantil, sendo 71,8% em creches e pré-escolas municipais (4.853.761), 1,06% em estaduais, 0,04% em federais e 27,1% em instituições privadas.

O número de crianças que frequentam creches aumentou consideravelmente nos últimos anos. O Censo Escolar 2010 registrou um aumento de mais de 168 mil crianças matriculadas em comparação com 2009 e 79,1% a mais do que em 2002.