Prefeitura de Japaraíba realiza campanha para exames de Acuidade Visual para crianças e adolescentes em idade escolar

Objetivo do exame é avaliar a capacidade da criança de discernir detalhes e formas dos objetos visualizados;

A Prefeitura Municipal de Japaraíba, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, irá promover um mutirão de atendimentos para realização de exames de Acuidade Visual em crianças e adolescentes em idade escolar. A ação é uma medida ocular preventiva e/ou curativa que deve ser praticada o mais precocemente possível para que haja maior sucesso nos tratamentos efetuados.

A partir dos 3 anos de idade, é indicada a triagem da Acuidade Visual, usando-se tabelas de letras ou figuras. Este procedimento tem grau de recomendação, pelo fato do desenvolvimento ocular ocorrer na infância, qualquer ação de saúde ocular preventiva e/ou curativa deve ser praticada o mais precocemente possível para que haja maior sucesso nos tratamentos efetuados.

Os sinais de que uma criança tem dificuldade de enxergar podem variar conforme a idade, mas alguns são comuns a todas as fases da infância.

O local de atendimento será na Policlínica e na Unidade de Saúde do Capoeirão nos horários e dias a serem divulgados posteriormente. É preciso que os pais fiquem atentos, pois as escolas enviarão um bilhete através dos filhos informando os dias e horários que os mesmos deverão levar seus filhos para realizar o exame. Contamos com a colaboração de todos para que essa campanha seja um sucesso entre nossas crianças e adolescentes.