Prefeitura inaugurou ontem Projeto “Olho Vivo” e “Japaraíba Conectada”

Agora os moradores da cidade de Japaraíba já podem se sentir mais tranquilos em relação a segurança no município. A Prefeitura inaugurou ontem o Projeto “Olho Vivo” e colocou em atividade as câmeras de monitoramento.

De acordo com o Capitão Simões, Comandante da 107ª Companhia da Polícia Militar (PM) o projeto é de extrema importância e irá contribuir com o trabalho da Polícia Militar e Civil que atuam na cidade.  “Sem dúvida com as câmeras de videomonitoramento já são por se só um instrumento inibidor das ações dos infratores, ou seja, se há um indivíduo pensando em cometer algum delito na cidade, ele ira pensar e até desistir por saber que a cidade é monitorada. Além disso, o trabalho de investigação da Polícia ganha uma importante ferramenta de combate à criminalidade” afirma.

O Prefeito Roberto Emílio disse que a implantação do projeto foi uma luta. “Há muito tempo eu tento implantar esse projeto em Japaraíba com o intuito de manter nossa cidade tranquila como ela é até hoje. Mas o projeto para ser desenvolvido junto ao Estado era inviável, por ser muito caro ao município. Então buscamos soluções. Não desistimos desse nosso ideal até que conseguimos viabilizar o projeto para Japaraíba, todo realizado com recurso próprio” disse. Roberto ainda falou sobre o número de efeito da PM na cidade. “Muitos me cobram mais efetivos da PM para o município. Já fomos diversas vezes ao Estado, fomos no 7º Batalhão da PM em Bom Despacho, mas a resposta que temos é sempre a mesma. Hoje, o Estado não tem policiais disponíveis para enviar para Japaraíba, pois há outras cidades com problemas muito maiores, com índices de criminalidade e violência muito elevados e que, portanto, precisam de mais policiais. E mesmo para essas cidades que precisam eles não têm para enviar. Assim, o Projeto Olho Vivo será de grande importância para Japaraíba”, concluiu.

As câmeras de vídeo monitoramento foram instaladas em diversos pontos da cidade e já estão em funcionamento.

Japaraíba Conecta

Outro importante programa, o “Japaraíba Conectada”, também foi inaugurado ontem. Todo japaraíbano já pode acessar do seu smartphone ou tablete, a rede de internet gratuita instalada nas praças da Matriz, André e Chiquinha e Capoeirão.

De acordo com o Prefeito Roberto Emílio o projeto visa atender diversas famílias do município que ainda não têm acesso à internet. “Nosso intuito é trabalhar a inclusão digital para que todo estudante possa realizar suas pesquisas via internet, obter novos conhecimentos e se conectar a culturas diversas interagindo com o mundo. Mas, nós queremos também que as pessoas de todas as idades se encontrem mais nas praças do município e dessa forma nossos espaços públicos vão sendo preenchidos por pessoas de bem e pela boa prosa”, finaliza.

Para acessar o Japaraíba Conectada basta identificar o link “Público” da rede wifi do seu aparelho. Conforme exige a legislação, no primeiro acesso é necessário preencher um pequeno cadastro de identificação.