Secretaria Municipal de Meio Ambiente cria projeto “Minhocário nas Escolas”

Secretaria Municipal de Meio Ambiente cria projeto “Minhocário nas Escolas”

Projeto tem como objetivo demonstrar um dos métodos de reaproveitamento do lixo orgânico para a produção de adubo orgânico, sendo o mesmo utilizado no cultivo de hortaliças nas escolas municipais

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a EMATER, implantou em maio deste ano o projeto do Minhocário nas Escolas. Este projeto tem o objetivo de demonstrar um dos métodos de reaproveitamento do lixo orgânico (casca de alimentos, restos de frutas, cascas de ovos, entre outros)para a produção de adubo orgânico, o qual está sendo utilizado no cultivo de hortaliças nas escolas municipais.

O projeto consiste em demonstrar uma das técnicas de disposição ambientalmente adequada, dos resíduos sólidos orgânicos, onde os alunos envolvidos participam de todo o ciclo. Inicialmente os mesmos utilizam os restos de alimentos para a alimentação do minhocário, ajudaram no plantio das espécies nas hortas e vem acompanhando o desenvolvimento das espécies.

A secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joelma de Fátima Fernandes Rodrigues comentou sobre a importância deste projeto. “Acredito que este projeto além de proporcionar a destinação correta do lixo orgânico, vem contribuindo com as demais disciplinas da grade curricular e enriquecendo a aprendizagem, afirmou".

O Engenheiro Agrônomo da EMATER/Japaraíba/MG, Carlos Henrique Ribeiro Amorim, explicou como funciona o processo. “As minhocas se alimentam de restos orgânicos dos alimentos produzidos nas cozinhas das Escolas. O processo também chamado de vermicompostagem, produz húmus de minhocas, um adubo orgânico de excelente qualidade, que é utilizado nos canteiros para produção de hortaliças", comentou.

Para o Chefe Departamento de Meio Ambiente, Nivaldo Magno da Silva, a função das minhocas e transformar todos estes orgânicos em adubo (humus e chorume). “Foi introduzido nas escolas municipais de Japaraíba o projeto do Minhocário, com o intuito de mostrar para os alunos a importância da reciclagem dos restos de alimentos da merenda escolar. O objetivo deste é transformar estes restos de alimentos em adubo orgânico e adubo líquido para adução no plantio de hortaliças que é consumido na própria escola pelos alunos para a adubação das espécies cultivadas nos canteiros das Escolas”, concluiu.

 

Endereço

R. Nossa Sra. do Rosário, 29 - Centro
Japaraíba/MG | CEP: 35580-000

Telefones

  • (37) 3354-1112
  • (37) 3354-1142
  • (37) 3354-1144

Horário de Atendimento

  • 12:00 às 18:00 horas