Secretaria Municipal de Meio Ambiente cria projeto “Minhocário nas Escolas”

Projeto tem como objetivo demonstrar um dos métodos de reaproveitamento do lixo orgânico para a produção de adubo orgânico, sendo o mesmo utilizado no cultivo de hortaliças nas escolas municipais

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a EMATER, implantou em maio deste ano o projeto do Minhocário nas Escolas. Este projeto tem o objetivo de demonstrar um dos métodos de reaproveitamento do lixo orgânico (casca de alimentos, restos de frutas, cascas de ovos, entre outros)para a produção de adubo orgânico, o qual está sendo utilizado no cultivo de hortaliças nas escolas municipais.

O projeto consiste em demonstrar uma das técnicas de disposição ambientalmente adequada, dos resíduos sólidos orgânicos, onde os alunos envolvidos participam de todo o ciclo. Inicialmente os mesmos utilizam os restos de alimentos para a alimentação do minhocário, ajudaram no plantio das espécies nas hortas e vem acompanhando o desenvolvimento das espécies.

A secretária municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joelma de Fátima Fernandes Rodrigues comentou sobre a importância deste projeto. “Acredito que este projeto além de proporcionar a destinação correta do lixo orgânico, vem contribuindo com as demais disciplinas da grade curricular e enriquecendo a aprendizagem, afirmou".

O Engenheiro Agrônomo da EMATER/Japaraíba/MG, Carlos Henrique Ribeiro Amorim, explicou como funciona o processo. “As minhocas se alimentam de restos orgânicos dos alimentos produzidos nas cozinhas das Escolas. O processo também chamado de vermicompostagem, produz húmus de minhocas, um adubo orgânico de excelente qualidade, que é utilizado nos canteiros para produção de hortaliças", comentou.

Para o Chefe Departamento de Meio Ambiente, Nivaldo Magno da Silva, a função das minhocas e transformar todos estes orgânicos em adubo (humus e chorume). “Foi introduzido nas escolas municipais de Japaraíba o projeto do Minhocário, com o intuito de mostrar para os alunos a importância da reciclagem dos restos de alimentos da merenda escolar. O objetivo deste é transformar estes restos de alimentos em adubo orgânico e adubo líquido para adução no plantio de hortaliças que é consumido na própria escola pelos alunos para a adubação das espécies cultivadas nos canteiros das Escolas”, concluiu.