Serviços

Serviço de Proteção Social Básica

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.

O trabalho é executado em articulação com a rede socioassistencial, através de visitas domiciliares, acolhida, avaliação social, orientações, acompanhamentos das famílias beneficiarias do BPC (Beneficio de Prestação Continuada) e Programa Bolsa Família, bem como oficinas com as famílias e gestantes.

No município é ofertado através da equipe de referencia, sendo realizado no CRAS sede e extensão em Capoeirão.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Este serviço é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

No município este serviço foi implantado 2013, com varias atividades de lazer contando com parcerias como SESC, esporte, cultura através de parceiras como a CSN, oficinas temáticas com foco no trabalho de prevenção, cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI e PRONATEC e palestras, abrangendo todas as faixas etárias.

É executado no CRAS sede e na extensão em Capoeirão. Atende em media 180 pessoas entre a criança a idoso.

 Serviço de Proteção Social Especial

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

No município é ofertado através de uma equipe de referência realizado na sede da Secretaria Municipal de Politicas Sociais, o trabalho é executado em articulação com a rede socioassistencial, através de visitas domiciliares, acolhida, avaliação social, atendimento psicossocial, reuniões, orientações, acompanhamentos e encaminhamentos.

 

Endereço

R. Nossa Sra. do Rosário, 29 - Centro
Japaraíba/MG | CEP: 35580-000

Telefones

  • (37) 3354-1112
  • (37) 3354-1142
  • (37) 3354-1144

Horário de Atendimento

  • 12:00 às 18:00 horas