A Secretaria Municipal de Políticas Sociais através do CRAS, vem ofertando aulas gratuitas de Capoeira.

• 04/12/2019
  • Assistência Social

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. De origem Afro-brasileira, incorpora movimentos de luta, acrobacias, dança, percussão e músicas num diálogo rítmico de corpo e mente.

A prática da capoeira auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades físicas, mentais e sociais, e também ajuda seus praticantes a lidar com medos, podendo contribuir ainda para a autoestima e para a persistência.

Nas crianças, alguns dos benefícios da Capoeira envolvem: incentivo à disciplina e ao respeito, flexibilidade, resistência muscular, equilíbrio, coordenação e ritmo. Outros benefícios que podem ser adquiridos com a prática incluem melhoria da criatividade, autocontrole e cooperação.

Diversos pesquisadores no Brasil e no mundo tem estudado a capoeira e divulgado os benefícios desta atividade para o desenvolvimento do ser humano, mostrando de forma científica que os aprendizados da capoeira podem ser estendidos para outras áreas da vida do ser humano.
Para encerrar o ano de 2019, foi realizado no último sábado (29), a certificação dos participantes do Projeto.

O evento contou também com a participação do mestre Grande e seu grupo de capoeira que veio da cidade de Formiga para prestigiar o evento, além da presença do nosso professor Marlen, que está na linha de frente desse projeto.

Os participantes do SCFV puderam aprender novos movimentos corporais, além de jogar na roda com os demais participantes. Além da certificação dos participantes, foi servido um delicioso café da manhã.