ARTISTA URBANO TERMINA PAINEL DE GRAFITE COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PADRE PEDRO LAMBERTI

• 05/07/2019
  • Cultura / Música / Teatro

Na última sexta-feira (28), o artista urbano Hélder Holiveira voltou em Japaraíba para finalizar o painel artístico, deixado por ele no início do mês, junto com os alunos do turno vespertino da Escola Estadual Padre Pedro Lamberti - proposta oferecida pelo artista ao Departamento Municipal de Cultura, responsável pela ação.

A EEPPL recebeu ação de manutenção pelo Conselho de PatrimônioCultural e Dep. de Cultura dentre os meses de março e junho. E agora, o término de um painel na parte posterior da quadra poliesportiva. Os alunos contribuíram escolhendo as cores e formas. Interagiram com Hélder e com o processo de criação da obra.

A forma que hoje se destaca no painel é a do elefante. Quando dizemos que alguém tem memória de elefante, fazemos essa brincadeira com o animal que simboliza grande inteligência, sabedoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, memória, longevidade e poder. Os elefantes vivem vidas longas, caminham extensas jornadas e demonstram sua força e sabedoria nos momentos de desafiadores. Além disso, são seres de grande memória, vivem em comunidade e demonstram grande afeição pelos seus. São valores em comum que podemos aprender com eles e, aplicando ao contexto escolar, podem ser inspiração para desenvolver bons trabalhos em equipe, manter a calma e a alegria, ter sabedoria para decidir e valorizar muito as raízes e a história de qualquer pessoa e instituição. Popularmente, ainda existe a crença de que um elefante de costas para a porta de entrada de uma casa atrai boa sorte para o lugar. As esferas que flutuam na pintura representam as bolas dos esportes que são praticados na aqui na quadra; futebol, vôlei, handebol, queimada, basquete.