Folia de Reis Grupo Esperança de Japaraiba recebe instrumentos musicais adquiridos pelo ICMS Cultural.

• 20/08/2019
  • Cultura / Música / Teatro

Na última quinta-feira (15), foi feita a entrega de dois instrumentos musicais para a Folia de Reis Grupo Esperança de Japaraíba; uma viola elétrica caipira e um acordeon. A aquisição foi feita pelo Departamento Municipal de Cultura com o repasse financeiro feito pelo Estado de Minas Gerais pelo programa do ICMS Cultural. O objetivo é incentivar à prática das tradicionais atividades da Folia Grupo Esperança na cidade.
O Grupo foi cadastrado pelo Departamento de Cultura no ano de 2016, e em 2017 o IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) registrou as Folias de Reis como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais. Desde então as folias são bens protegidos pelo Estado.

"As Folias de Minas foram registradas como patrimônio cultural de Minas Gerais, no dia 06 de janeiro de 2017. Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo, podem ser encontrados foliões que utilizam trajes militares, vestes de palhaço, máscaras ou roupas comuns. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.

A tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro." IEPHA Minas Gerais