Governo Municipal realiza entrega da obra da Estação de Tratamento de Esgoto no distrito do Capoeirão

Governo Municipal realiza entrega da obra da Estação de Tratamento de Esgoto no distrito do Capoeirão
  • 23/07/2019
  • Obras

Esta obra irá contribuir com a melhoria na saúde pública, preservação do Meio Ambiente e Integração Social. Autoridades municipais estiveram presentes e o público contou com um animado show musical;

A Prefeitura de Japaraíba entregou no último sábado (20), a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) “Sebastião Silva - Tião Pulcina” no distrito do Capoeirão. A obra tem a finalidade de receber o esgoto doméstico e realizar o tratamento dos efluentes corretamente.
O evento contou com a participação de autoridades municipais e da comunidade em geral. Houve o descerramento da placa de inauguração, que será afixada na obra. 
A Estação de Tratamento de Esgoto é o maior investimento ambiental realizado na história de Capoeirão. A administração Municipal considera o investimento em saneamento básico um fator primordial a saúde da população residente na comunidade e de extrema importância para as nossas vidas. 
Com o funcionamento da unidade, o município de Japaraíba passa a ter 100% de seu esgoto doméstico tratado - índice muito superior às médias nacional e estadual, e que coloca Japaraíba como uma referência regional, se aproximando das melhores taxas do país.

ETE - Estação de Tratamento de Esgoto

Dentre as vantagens da implantação desta ETE podemos citar: controle da poluição hídrica que permitirá por exemplo o retorno de peixes, o equilíbrio do ecossistema local; controle da transmissão de doenças de vinculação hídrica como: cólera, disenteria, meningite, amebíase e hepatites A e B; controle da poluição atmosférica através da diminuição dos efluentes gasosos que causam danos à saúde, melhoria do espaço físico do bairro, eliminação de lançamento de esgoto bruto sobre água e solo; entre outros.

Importante destacar que a Organização Mundial da Saúde -OMS define saneamento como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental e social, desta forma, o acesso aos serviços de saneamento básico é condição fundamental para a sobrevivência e dignidade humana.

“Uma estação de tratamento de esgoto além de toda sua importância diretamente relacionada a saúde e melhoria de vida da comunidade permite ao meio local um ganho ambiental significativo e contribui para o equilíbrio do sistema como um todo”.

FOTOS