Governo Municipal realiza entrega da obra da Estação de Tratamento de Esgoto no distrito do Capoeirão

• 23/07/2019
  • Obras

Esta obra irá contribuir com a melhoria na saúde pública, preservação do Meio Ambiente e Integração Social. Autoridades municipais estiveram presentes e o público contou com um animado show musical;

A Prefeitura de Japaraíba entregou no último sábado (20), a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) “Sebastião Silva - Tião Pulcina” no distrito do Capoeirão. A obra tem a finalidade de receber o esgoto doméstico e realizar o tratamento dos efluentes corretamente.
O evento contou com a participação de autoridades municipais e da comunidade em geral. Houve o descerramento da placa de inauguração, que será afixada na obra.
A Estação de Tratamento de Esgoto é o maior investimento ambiental realizado na história de Capoeirão. A administração Municipal considera o investimento em saneamento básico um fator primordial a saúde da população residente na comunidade e de extrema importância para as nossas vidas.
Com o funcionamento da unidade, o município de Japaraíba passa a ter 100% de seu esgoto doméstico tratado - índice muito superior às médias nacional e estadual, e que coloca Japaraíba como uma referência regional, se aproximando das melhores taxas do país.

ETE - Estação de Tratamento de Esgoto

Dentre as vantagens da implantação desta ETE podemos citar: controle da poluição hídrica que permitirá por exemplo o retorno de peixes, o equilíbrio do ecossistema local; controle da transmissão de doenças de vinculação hídrica como: cólera, disenteria, meningite, amebíase e hepatites A e B; controle da poluição atmosférica através da diminuição dos efluentes gasosos que causam danos à saúde, melhoria do espaço físico do bairro, eliminação de lançamento de esgoto bruto sobre água e solo; entre outros.

Importante destacar que a Organização Mundial da Saúde -OMS define saneamento como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental e social, desta forma, o acesso aos serviços de saneamento básico é condição fundamental para a sobrevivência e dignidade humana.

“Uma estação de tratamento de esgoto além de toda sua importância diretamente relacionada a saúde e melhoria de vida da comunidade permite ao meio local um ganho ambiental significativo e contribui para o equilíbrio do sistema como um todo”.