Japaraíba é contemplada com o “Projeto executivo de adequação de estradas rurais e projeto executivo de conservação do solo na região do Alto São Francisco”
  • 09/03/2020
  • Meio Ambiente

O projeto contemplará: levantamento topográfico da área definida, implantação de 200 bacias de contenção para água pluvial (barraguinhas), e melhoria de estradas;

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura em parceria com a Empresa Arcos Verde, realizou na última quinta-feira (05), na sala de reunião da Prefeitura Municipal, uma reunião de mobilização do “Projeto executivo de adequação de estradas rurais e projeto executivo de conservação do solo na região do Alto São Francisco, nos municípios de Japaraíba e Lagoa da Prata/MG”.

Japaraíba foi contemplada com este projeto que está contido no Ato Convocatório Mº030/2019 - Contrato de Gestão Nº14/ANA/2010, (Recursos da Agência Nacional das Águas, por meio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e gerido pela AGB Peixe Vivo.

A mobilização contou com a presença representativa de proprietários da área do projeto e o mesmo foi apresentado pela Secretária de Meio Ambiente, Joelma Fernandes e os representantes da Empresa Arcos Verde: João Marcos Rezende - Engenheiro Florestal; Juliano Bruno Abreu D’Byrne - Desenhista Técnico; Pedro Antônio de Sosa Alarcon - Engenheiro Agrônomo.

O projeto contemplará: levantamento topográfico da área definida, implantação de 200 bacias de contenção para água pluvial (barraguinhas) e melhoria de estradas, exemplificou o Sr. Pedro. A Secretária de Meio Ambiente, Joelma Fernandes, ressaltou aos presentes que o projeto teve uma concepção técnica da área rural e que foram definidas ações que diminuam o impacto das águas pluviais, atenuem o carreamento de lixiviados diminuindo assim a erosão do solo e o assoreamento dos corpos d’água.

Após a apresentação, prosseguiu com a participação dos proprietários o reconhecimento da área e em seguida foram assinados os termos de aceite para a execução do projeto.