Japaraíba é destaque em capacidade de administração no Tesouro Nacional. Apenas cinco cidades do centro-oeste receberam essa classificação

• 24/07/2019
  • Importante !

A Prefeitura de Japaraíba se destacou em todo centro-oeste mineiro, em capacidade de administração, no Tesouro Nacional. De acordo com a análise da capacidade de pagamento do Tesouro Nacional Transparente, apenas cinco municípios da região centro-oeste receberam boa avaliação, entre eles, Japaraíba.

O Tesouro Nacional avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, em outras palavras, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa para fazer o diagnóstico da saúde fiscal município. É averiguado também, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), nos quesitos “Cumprimento da Regra de Ouro” e “Despesas com Pessoal”.

As cidades são classificadas com A, B ou C no levantamento. Segundo os dados de 2018, dos 54 municípios que compõem o centro-oeste de Minas Gerais, apenas cinco receberam nota A, sendo: Japaraíba, Santo Antônio do Monte, Perdigão, Pitangui, e São Sebastião do Oeste.

Ainda conforme informou o levantamento, 34 cidades receberam avaliação C, entre elas, Divinópolis, Itaúna e Nova Serrana. O levantamento apura também a situação fiscal para os municípios que querem contrair novos empréstimos com a garantia da União. Apenas as prefeituras com notas A, ou B (com o indicador poupança corrente com nota A) são avalizadas pela União.

Confira a lista de municipios do Centro-Oeste de Minas - Lista Tesouro Nacional:

AGUANIL - C

ARAUJOS - B