OFICINA DE CAFÉ, CAUSOS E OUTRAS PROSAS É LANÇADO EM JAPARAIBA

• 30/08/2019
  • Cultura / Música / Teatro

Na tarde da última terça-feira (27), teve início na Biblioteca Municipal Professor Márcio Jacinto Lopes a oficina "Café, Causos e outras Prosas", ministrada pela responsável da biblioteca, Patrícia Martins dos Reis, como parte do projeto de revitalização deste espaço promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura do Município de Japaraíba.

Esta oficina é um projeto de incentivo à leitura e compartilhamento de experiências, que acontecerá sempre na última terça-feira do mês as 15:00 hs, visando compartilhar conhecimentos e saberes baseados na cultura local e experiências vividas pelas pessoas da terceira idade.

A primeira oficina teve como objetivo a apresentação do artesanato com a fibra da bananeira de modo a explorar todo o potencial do material. Neste primeiro momento foi mostrado como se extrai as tiras que serão utilizadas na confecção de esteiras em tear de mão, flores, cestaria e outros fins.

O trabalho em oficinas de leitura oral e prática manual são ferramentas essenciais para despertar o interesse dos participantes e posteriormente, desenvolver a leitura através do contato com livros interessantes e, até mesmo, a leitura do livro cuja as histórias locais foram baseadas.

Além do conhecimento adquirido através da leitura, o mundo imaginário pode ser ampliado promovendo a interação dos idosos participantes do projeto e o conhecimento dos diversos recursos existentes no espaço, que são fonte de aprendizados e encontram-se ao alcance dos mesmos. Até porque muitos não tiveram esse acesso quando jovens.

Este grupo é constituído por senhoras que ja se reúnem toda terça feira em suas casas para um dedo de conversa, orações e atividades o qual se denomina "Cáfé e prosa" . A Biblioteca percebendo esta demanda e a convite das participantes ampliou o projeto abrindo suas portas para este encontro que será mensal.

A vinda dos idosos à biblioteca permite o acesso à cultura através da literatura e de outras formas de expressões, estimulando a leitura, os valores e a afetividade, promovendo sessões que são complementadas com reflexões realizadas através de debates e produções, tornando-se desta forma uma poderosa ferramenta de aprendizado cultural, que desperta interesse em buscar o conhecimento através da leitura e tudo que ela oferece. Ao despertar a memória afetiva por meio da leitura do livro " A história de Japaraíba" da autora Regina Maciel, contaremos novos causos ampliando, assim, o conhecimento da formação deste município, com suas histórias, particularidades e riquesa cultural.