PREFEITURA DE JAPARAIBA APRESENTA: OFICINA CAFÉ, CAUSOS E OUTRAS PROSAS

• 22/08/2019
  • Educação

A Prefeitura de Japaraiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer irá realizar o Projeto: Oficina Café, Causos e outras prosas. Este é um projeto de incentivo à leitura e compartilhamento de experiências, que acontecerá sempre na última terça-feira do mês as 15:00 hs, sendo o primeiro encontro no dia 27 de agosto de 2019 se prolongando por, aproximadamente, dez encontros na Biblioteca Municipal Professor Márcio Jacinto Lopes.

O projeto visa compartilhar conhecimentos e saberes baseados na cultura local e experiências vividas pelas pessoas da terceira idade. Esta experiência se dará por meio de oficinas de confecção artesanal em palha de milho e/ou banana e outros materiais originários da agricultura regional e coleta em ambiente aberto (folhas, sementes e frutos), além do trabalho denominado “COLCHA DE RETALHOS - Remendando histórias” como fechamento destas oficinas. Juntamente com esta oficina se dará a contação de partes do livro sobre a História de Japaraíba da autora Regina Maciel.

JUSTIFICATIVA: Incentivar a leitura e o aprendizado vai além de ler um livro. Esta experiência visa proporcionar a interação, o despertar de lembranças e emoções assim como compartilhamento destas. A oralidade, o reconto e a produção artesanal, vinculados às vivências de cada um trazem um ambiente riquíssimo de exploração. O idoso, trás consigo uma bagagem e um arcabouço de conhecimentos que ao serem compartilhadas permitem a convivência e a sociabilização. Ao falarem de si por meio do livro e de outros fazeres introjetam por repetição sua história e sua vivência.