Prefeitura de Japaraíba interdita equipamentos de esporte e lazer em todo município.

• 25/05/2020
  • Saúde

O intuito é evitar a disseminação do Coronavírus, uma vez que há aglomeração de pessoas nestas áreas, apesar dos decretos e recomendações da OMS.

Com o objetivo de evitar o disseminação do Coronavírus nos espaços públicos abertos, a Prefeitura de Japaraíba, decide interditar, com fitas zebradas e faixas os equipamentos de ginastica, campo society, quadra de areia, pista de skate e parquinhos infantis localizados nas praças e no parque municipal “José Virgílio dos Santos”, afim de evitar o contato com as superfícies dos equipamentos e também o distanciamento social.

Os instrumentos públicos de lazer e esportes, localizados nos espaços públicos da cidade foram interditados por tempo indeterminado, até que a situação se normalize.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Jordana Gomes, estes locais têm registrado aglomeração de pessoas, o que contribui para a propagação do vírus. “Interditamos os parques infantis e academias ao ar livre com fitas zebradas e esperamos que todos possam entender a importância disso nesse momento. Infelizmente já recebemos diversas denúncias de pessoas que não estão cumprindo o isolamento social. É importante ressaltar que a presença de muitas pessoas em um único espaço é “fortemente rejeitada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, devido ao grande risco de contaminação" pelo Coronavírus, uma vez que o compartilhamento dos aparelhos pode infectar outras pessoas”, afirmou.

Orientações para caminhadas

O Decreto Municipal não proíbe as caminhadas nos espaços públicos, porém orienta manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre pessoas, sendo nas quatro direções (direita, esquerda, frente e costas), não pratique exercícios físicos e corrida em grupos e evitar levar crianças e idosos.

Não utilize o bebedouro do Parque Municipal, leve sua garrafinha. E evite os horários de maior aglomeração no local.

As recomendações da OMS para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de no mínimo 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes. Esse tempo de atividade física deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina.