Prefeitura lança o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e emociona público presente

• 03/06/2019
  • Assistência Social

A Prefeitura de Japaraíba realizou na última quarta-feira (29), o lançamento do Serviço em Família Acolhedora, uma iniciativa executada pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais com objetivo de fortalecer o vínculo familiar entre crianças e adolescentes afastados de suas famílias por violação de direitos. A proposta garante proteção integral e humanizada e será uma alternativa ao acolhimento institucional.

O Serviço de acolhimento em família acolhedora tem como objetivo oferecer um lar provisório para crianças ou adolescentes que por algum motivo, precisaram ser retirados de seu ambiente familiar de origem. Dessa maneira, a Família Acolhedora terá como função oferecer os cuidados básicos, a proteção e como prioridade garantir os direitos da criança ou do adolescente, enquanto a família de origem é acompanhada e tratada, para recebê-los novamente.

Estiveram presentes autoridades municipais, representantes dos serviços das cidades de Córrego Fundo e Lagoa da Prata, estudantes, profissionais da saúde e da Assistência Social, além dos alunos da ASCULT que se apresentaram.

Durante o lançamento tivemos também a presença de duas famílias acolhedoras que falaram sobre o serviço e da satisfação em poder ajudar ao próximo.

As Famílias interessadas, serão previamente cadastradas no serviço e capacitadas para receber tal função, contará com o apoio da Equipe Técnica da Proteção Especial que acompanhará a família e a criança ou adolescente acolhidos durante todo o processo.

Os principais critérios são: ter mais de 21 anos; residir em Japaraíba há mais de um ano; não possuir antecedentes criminais; não estar inscrito no cadastro de adoção e nem ter intenção de adotar.
Bolsa- auxilio
A família acolhedora que obtiver a guarda temporária receberá uma Bolsa Auxílio, por criança ou adolescente, para pagamento de despesas relativas à alimentação, vestuário, lazer, higiene, entre outras. O valor da bolsa-auxílio é de 1 salário mínimo.

Mais informações na Lei Municipal nº 1.060/2019 - no site www.japaraiba.mg.gov.br. Também pelo telefone 3354-1442 (Secretaria Municipal de Políticas Sociais).