Secretaria Municipal de Políticas Sociais e CRAS realizam Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

• 06/02/2020
  • Assistência Social

A Secretaria Municipal de Políticas Sociais e o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social irão realizar no decorrer do mês de fevereiro, a campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O Governo Federal instituiu pelo Decreto nº 13.798 de 03 de janeiro de 2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem como principal objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da gravidez na adolescência.

A gravidez na adolescência é um assunto importante de ser discutido. A adolescência em si já envolve diversas mudanças, tanto físicas quanto psicológicas.

Ter um bebê nessa fase é uma decisão que envolve escolhas, renúncias, preparo financeiro e emocional. Por isso, uma gravidez inesperada, pode desencadear muitas dificuldades, entre elas: responsabilidades para a mãe e o pai adolescentes e suas famílias, sem falar que o corpo da adolescente não está preparado para receber uma criança, podendo ocorrer diversos problemas na saúde da adolescente, inclusive risco de morte. Por isso, o diálogo é essencial e fundamental no ambiente familiar.

A família tem papel fundamental nessa fase e precisa estar aberta ao diálogo e atenta para dar o apoio e a proteção que o adolescente precisa para que a gravidez só aconteça com responsabilidade e planejamento. Como destacado na imagem: “Adolescência primeiro, gravidez depois”.

Caso tenha dificuldades e precise de orientação, procure a rede de serviços do município, entre eles o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e a Secretaria Municipal de Saúde.