Secretarias Municipais de Saúde e Educação realizam Programa Saúde na Escola- PSE

• 06/06/2019
  • Saúde

A adesão do Programa Saúde na Escola (PSE) é um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivo promover a realização de exames de acuidade visual em crianças e adolescentes em idade escolar.

Este teste é realizado a partir dos 3 anos de idade, com uma triagem usando-se tabelas de letras ou figuras. Este procedimento tem “Grau de Recomendação”, pelo fato de o desenvolvimento ocular ocorrer na infância. Qualquer ação de saúde ocular preventiva e/ou curativa deve ser praticada o mais precocemente para que haja maior sucesso nos tratamentos efetuados.

Para a secretária municipal de Saúde, Jordana Gomes, os primeiros sinais de dificuldade de uma criança pode variar conforme a idade. “ Os casos mais comuns acontecem nas fases iniciais da infância, por isso a necessidade de começar este programa de prevenção logo no início das atividades escolares. Estamos sempre pensando na saúde de nossas crianças, por isso a importância deste trabalho em conjunto com a escola. Contamos com a colaboração de todos”, afirmou.

O primeiro atendimento será com os alunos da Escola Municipal Paulo Jacinto, na próxima segunda-feira (10), a partir das 7 horas.